Sunday, February 22, 2015
Crise hídrica
Água mole em pedra dura tanto bate até que seca.
-----------------------------------------------------------------------------
Hydric crisis
"Soft water on hard rock hits and hits until it pierces", goes the ancient Portuguese saying. I say instead, "Soft water on hard rock hits and hits until it dries".
Friday, February 20, 2015
Street Boys
No começo dos anos 80, as FMs do Brasil tocavam incessantemente duas canções muito agradáveis que pouco ou nada tinham a ver em estilo com o resto da programação. Uma delas chamava-se "Some Folks" e a outra "Red Moon". Acho que na época não cheguei a ficar sabendo o nome da banda; depois de muito tempo decidi pesquisar, e descobri que eram os Street Boys.
Segundo o UOL Mais, "Street Boys era um quarteto que tocava no metrô de Paris, nos anos oitenta e assim ganhavam algum dinheiro mostrando sua música ao vivo a quem por ali passasse.
Estiveram aqui em São Paulo mais ou menos nessa época, tocando no extinto Teatro Bandeirantes. (...)"
Não sei até que ponto isso é exato, mas é certo que eles são ingleses e que realmente moravam em Paris. Aparentemente só lançaram um LP, cuja ficha técnica, lista de faixas e história de lançamentos pode ser encontrada aqui.
O autor das canções é o vocalista e violonista Sebastian M. Walton (obrigado, Giovanni dell'Isola!). Outro membro, o vocalista e acordeonista Peter Dimler, hoje apresenta-se como imitador de Frank Sinatra, mas pelo que vi e ouvi não há muito esforço para parecer-se com o modelo.
Veja agora alguns vídeos.
Para começar, esse vídeo em que eles cantam Some Folks tão perfeitinho e o clarinetista parece tão despreocupado e brincalhão que desconfio ser um playback.
Páginas do FB:
Thursday, February 19, 2015
The New Yorker: "Complexity and the Ten-Thousand-Hour Rule"
[English version below]
Os papéis respectivos do talento e da dedicação no sucesso individual são objeto de frequente debate, e publico aqui um link para um artigo que saiu na New Yorker em 2013:
Complexity and the Ten-Thousand-Hour Rule
by Malcolm Gladwell
link do FB
Aparentemente, o artigo mostra um conhecimento muito mais profundo de esporte do que de música. Não que eu seja especialista (muito pelo contrário), mas, pelo pouco que sei, Satie e Paganini, como compositores, podem ser desqualificados para a regra das 10.000 horas, da mesma forma que high jumping, skeleton, darts, wrestling e sprinting o foram nos esportes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
English version:
The respective roles of talent and dedication on individual success are the object of frequent debate, and I publish here a link to an article which appeared in the New Yorker in 2013:
Complexity and the Ten-Thousand-Hour Rule
by Malcolm Gladwell
FB link
Apparently, this article shows a deeper understanding of sports than of music. Not that I'm an expert (far from it), but, based on the little I know, Satie and Paganini, as composers, may be disqualified for the 10,000-hour rule, in the same way that high jumping, skeleton, darts, wrestling, and sprinting were in sports.
Wednesday, February 18, 2015
As violentas escolas francesas
Quem assistiu ao filme francês Entre os Muros da Escola (Entre les murs), de 2008, tem mais ou menos uma ideia do estado do ensino francês atual. Nesse filme vê-se uma classe multicultural de alunos e seus problemas. Não há, pelo que lembro, violência física no filme. Não sei como as coisas evoluíram na França de 2008 para cá, mas um caso recente de violência inspira um certo receio de que as coisas possam estar piorando.
Em 2014, li um artigo de Theodore Dalrymple sobre uma professora agredida em uma escola em 2012 na França:
The Difference Between Firmness and Cruelty
by Theodore Dalrymple
(link alternativo)
Hoje fui atrás do artigo da Libération citado por Dalrymple, e achei-o:
"Prof en ZEP, c'est ce que j'aimais faire, et on me l'a enlevé"
par Ondine Millot
Em busca de informações mais detalhadas, procurei outra fonte para essa notícia e achei o seguinte texto do Le Point que pareceu-me um pouco mais incisivo que os anteriores:
Violence à l'école: pour Marie qui voulait être utile en Zep
par Jean-Paul Brighelli
Em nenhum desses textos a palavra "imigração" aparece. Aparentemente, na França não há muita liberdade na imprensa para abordar temas relacionados à origem geográfica familiar ou identidade cultural das pessoas. Em todo caso, uma procura no Google por "Collège García Lorca" ou por Seine-Saint-Denis, o bairro no qual ele fica, pode lançar mais luz sobre essa instituição de ensino.
Para finalizar deixo um vídeo, aparentemente posterior ao incidente em questão.
Visita ao colégio García Lorca
Os problemas ligados à imigração nos Estados Unidos da América
Uma característica dos liberais modernos é sua aversão a qualquer forma de impedimento ao livre fluxo de pessoas entre países. O conceito de fronteira tornou-se abominação entre pessoas dessa persuasão política. Nem sempre foi assim, no entanto. Tradicionalmente, o liberalismo caracterizava-se por uma maior moderação e racionalidade no que toca à aceitação de novos membros por uma comunidade ou país. Nos dias de hoje, nota-se uma maligna aliança entre indivíduos estupidamente afluentes e a esquerda liberal/libertária, os primeiros visando à maximização de oferta de mão-de-obra barata para suas empresas, e os segundos militando por causas humanitárias e/ou pela obliteração do que chamam de eurocentrismo. O que se nota mais e mais é que, bem sucedido, esse plano levará ao colapso da civilização, como atestam inúmeros incidentes de violência e a mediocrização cultural e econômica do mundo.
Alguns poucos indivíduos lutam corajosamente contra essa tendência, sendo em muitos casos ostracizados ou mesmo presos por suas posições. Usualmente, esses grupos tendem a alinhar-se politicamente à direita tradicional, ou paleoconservadorismo. Isso não é uma regra absoluta, no entanto. À medida em que fica mais clara a insanidade do projeto globalizante de fronteiras abertas, mais e mais pessoas de todos os matizes políticos começam a unir-se em oposição a ele. Um exemplo de esquerdista anti-imigração é o americano Donald A. Collins. Ele publica mais ou menos regularmente em VDARE, sobre imigração, e em Church and State sobre temas ligados à separação entre Igreja e Estado.
Vai aqui um exemplo de seu pensamento em uma coluna de VDARE de março de 2014 escolhida mais ou menos ao acaso:
Should We Favor American College Grads or Aliens?
by Donald A. Collins
Essa coluna referencia a excelente publicação quadrimensal The Social Contract, que sempre traz discussões sérias e pertinentes sobre imigração.
Tuesday, February 17, 2015
Ação afirmativa na Califórnia
Uma das grandes pragas ocidentais modernas é a chamada "ação afirmativa". Todo mundo que tem um mínimo de inteligência sabe que ela não funciona, e que, pelo contrário, gera problemas econômicos e sociais nada desprezíveis. No entanto, muitos países ainda insistem em aplicar discriminações de vários tipos, seja de raça, sexo ou outras, na política de admissão de escolas, órgãos estatais ou empresas. É inútil discutir com pessoas que defendem esse tipo de política. Na maioria das vezes, eles usam argumentos pretensamente racionais para disfarçar seus verdadeiros motivos, que têm mais a ver com interesses pessoais. A solução, portanto, é simplesmente cada um pensar em seus interesses e não perder tempo em debates infrutíferos. Como um excelente exemplo disso, trago aqui o caso da Califórnia. Esse Estado americano proíbe que organizações estatais levem em conta sexo e raça na admissão de empregados ou estudantes. Recentemente, houve uma tentativa de acabar com essa proibição, através de um referendo legislativo. Isso fracassou, devido à decisiva oposição de congressistas de origem asiática. Como é mais do que sabido, asiático-americanos não têm necessidade alguma de favorecimento discriminatório para ingressar em universidades ou no mercado de trabalho. Uma lei de ação afirmativa somente iria prejudicá-los ao favorecer outros grupos, já que o número de vagas é limitado. A notícia abaixo, de março de 2014, conta mais detalhes do caso.
Observação: o site original onde ela foi publicada é o San Jose Mercury-News, mas aquela página comporta-se estranhamente. O link alternativo abaixo não apresenta problemas. Uma ressalva: falta a errata que informa que o número de membros da assembleia estadual pertencentes ao Asian and Pacific Islander Legislative Caucus é oito, diferentemente do informado originalmente.
Asian-American backlash: Measure restoring affirmative action on life support
by Katy Murphy and Jessica Calefati
Um excelente comentário sobre esse caso foi feito por Steve Sailer:
"White politicians would have to come up with some principled argument framed in Kantian terms for why legislation intended to hurt white children is bad for everybody. Asians can't be bothered.
The future isn't going to be terribly idealistic." ("Asian-American backlash")
Mais informações sobre a Proposição 209.
Monday, February 16, 2015
Michelle Malkin, a palavra 'mandona' e o politicamente correto
A moda do Politicamente Correto é uma doença que atacou o mundo ocidental e hoje sobrevive como paródia de si mesmo, inclusive degenerando ocasionalmente em rusgas internas ferozes que devem levá-lo à autodestruição brevemente, o que eu não lamentarei. Destaco aqui um bom artigo de 2014, que, infelizmente para os monoglotas, é em inglês. A autora é uma oponente ferrenha do liberalismo americano contemporâneo, e portanto dos excessos da correção política, embora não seja alheia a eventuais incursões no discurso anti-racista, às vezes ancorado em sua própria etnia filipina.
My message to girls: Be Bossy!
by Michelle Malkin
Link alternativo em VDARE.com
Maria Cristina Fernandes, Joaquim Barbosa e os poderes republicanos
Bom artigo no jornal Valor Econômico, em maio de 2013; comenta as declarações do então presidente do Supremo Tribunal Federal, e de quebra dá uma aula sobre como funcionam os poderes em outros países. Até referência bibliográfica tem.
por Maria Cristina Fernandes
Alguns artigos sobre efeitos adversos do medicamento Omeprazol e similares
Eu sofro da Doença do Refluxo Gastroesofágico, e trato-me com o medicamento Omeprazol, que pertence à classe de medicamentos chamada Inibidores da Bomba de Prótons. A maioria dos médicos que tratou-me garantiu-me que eu poderia usar medicamentos desse tipo (o Omeprazol ou o Pantoprazol) pelo resto da vida sem problemas. Uma pesquisa que fiz, no entanto, revela que existem trabalhos científicos que lançam dúvidas sobre essa afirmação.
Selecionei alguns textos de divulgação, notícias e artigos científicos. Noto que deve-se ler com cautela adicional textos escritos por jornalistas e não revisados por pares.
Anti-acid medication as a risk factor for food allergy (2011)
by I. Pali-Schöll, E. Jensen-Jarolim
Alergias perturbam o humor (2011)
por Ricardo Zorzetto
Esse artigo não é somente sobre o Omeprazol e similares. Ele aborda o assunto lá pelo meio, a partir da sentença: "Um estudo recém-concluído pelo grupo de Castro reforça a ideia de que, entre os adultos, o aumento das alergias alimentares esteja ligado à perda da capacidade de digerir proteínas, causada pelo uso disseminado de medicamentos da classe do omeprazol, chamados de inibidores da bomba de prótons."
The Assessment of the Arising of Food Allergy among Antiacid Users Using Mathematical Model (2012)
by H. M. Yang et al.
Why We Need Stomach Acid: The Dangers of Anti-acid Medication (2013)
by Vladimir Heiskanen
Proton Pump Inhibitor and Histamine 2 Receptor Antagonist Use and Vitamin B12 Deficiency (2013)
by J. R. Lam et al.
Proton Pump Inhibitors and Functional Decline in Older Adults Discharged From Acute Care Hospitals (2014)
by A. Corsonello et al.
Uso excessivo de Omeprazol pode causar anemia, osteoporose e até demência (2014)
(autoria indicada como "do R7" e "Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7")
Sunday, February 15, 2015
Vídeo: 'Hotel California' em versão gaúcha
O artista responsável por essa performance é Jair Kobe. Aqui ele se apresenta na pele do Guri de Uruguaiana, personagem musical criado por ele. Achei o resultado muito curioso e deleitável. É anunciado como uma paródia, mas eu questiono um pouco a categorização. De qualquer modo, as versões de Weird Al Yankovic também são chamadas de paródias, do que também discordo, por motivos semelhantes.
Créditos disponíveis no site do YouTube.
Tomei conhecimento disso pelo site FB Best Videos.
Saturday, February 14, 2015
Vídeo: Polvo usa casca de coco como abrigo
Vídeo de 2009:
Aqui o link do New Scientist para o mesmo vídeo.
Leia também esse artigo da Wired com um vídeo mais longo e a citação do artigo original:
Tool Use Found in Octopuses
by Brandon Keim
Friday, February 13, 2015
DPLA: uma mediateca pública digital americana
Desde 2013, a internet conta com um novo repositório de livros e outros media digitais, a Digital Public Library of America. Confira o site.
Confira também esse artigo em português sobre o projeto, contendo uma entrevista em vídeo com seu coordenador.
(Obs: o link original do FB por onde fiquei sabendo da DPLA é este.)
Wednesday, February 11, 2015
The New Yorker: "A Loaded Gun"
Lembro-me de ter tomado conhecimento dessa reportagem durante uma visita a Bariloche em 2013, e fiquei tão absorvido pela história que li-a enquanto caminhava pelas ruas dessa cidade, tendo que continuamente achar novos pontos com wi-fi para carregar o próximo segmento em meu "fone esperto". O tipo de loucura retratado nela parece-me típico, ou mesmo exclusivo, dos Estados Unidos da América, por razões que eu não saberia explicar muito bem.
A Loaded Gun: A Mass Shooter's Tragic Past
by Patrick Radden Keefe
Algumas fotos:
Picturing the Bishops
by Patrick Radden Keefe
Ficção e Verossimilhança
Artigo da BBC News Magazine, em Janeiro de 2013:
Sherlock to CSI: Mystery Writers Seek Science Accuracy
by Jane O'Brien
Tradução (editada) em português:
Academia dos EUA cria Selo para Livros 'Verossímeis'
Parece que não é somente para ficção, mas essa categoria ganhou destaque no texto pela novidade.
Tuesday, February 10, 2015
NYT: "The Professor, the Bikini Model and the Suitcase Full of Trouble"
Artigo interessante do New York Times publicado em março de 2013:
by Maxine Swann
De todas as inconsistências comportamentais, a que mais me deixou perplexo foi: por que alguém que "fazia multiplicações de cabeça aos 4 anos" precisa anotar num papel uma conta tão simples como "1 grama = $200, 2000 gramas = $400000".
The Faces: Ooh La La
Um de meus filmes preferidos é Rushmore. Gosto muito da canção que toca durante os créditos finais. O vídeo que acompanha o áudio é somente uma animação tosca, mas foi o que consegui para pôr aqui.
Efeitos de drogas em aranhas
Essa foto é de uma pesquisa da NASA de 1995 que analisa o efeito de várias drogas no trabalho de construção de teias por aranhas. Esse blog comenta essa pesquisa e tem um link para o artigo original.
Obs.: fiquei sabendo dessa pesquisa pelo I Fucking Love Science no FB (link).
Marco Marilungo
Marco Marilungo é um desenhista italiano. Aí vai uma amostra de sua produção, intitulada History of Art: The Avant-Garde:
Se você quiser comprar uma cópia em alta definição dessa figura, vá a esta página.A página oficial do desenhista é esta aqui.
Obs.: Fiquei sabendo desse desenho pela Revista Bula no FB (link).
Mary Pickford: A Romance of the Redwoods (1917)
Bye Bye Europa
Em 2012, um professor italiano em Gênova desenvolveu uma técnica para visualizar DNA com microscópio eletrônico:
http://www.newscientist.com/article/dn22545-dna-imaged-with-electron-microscope-for-the-first-time.html#.VNoNjcs5B2E
Obs.: fiquei sabendo da pesquisa primeiramente pelo I Fucking Love Science no FB (link).
Pouco mais de um ano depois, saiu esta reportagem sobre os avanços científicos dos países árabes. Atrair professores estrangeiros é uma das estratégias desses países, e o professor referido acima trabalha agora (i.e., ao tempo da reportagem) na Arábia Saudita:
http://www.nature.com/nmat/journal/v13/n4/full/nmat3940.html
A continuar nesse rumo e ritmo, adeus Europa.
TEDTalks: Barry Schwartz - Sobre o paradoxo da escolha
Espanhol em Italiano
Tenho estado lamentavelmente inativo no estudo de línguas estrangeiras. Preciso voltar a estudar, pois isso me faz bem. Aqui vai uma sugestão para o estudo de Espanhol, para quem já possui algum conhecimento de italiano.
https://www.youtube.com/channel/UCm9d1s3H6AHBQkBcS1-RSQQ
http://www.esp-on.com/